Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educaçao Segundo Arnaldo Niskier

Ir para baixo

Educaçao Segundo Arnaldo Niskier Empty Educaçao Segundo Arnaldo Niskier

Mensagem por Ernands Sáb Out 11, 2008 3:10 am

Texto criado apartir das ideias de Arnaldo Niskier e Ernands .J. Santos

Segundo Niskier o progresso tecnológico é a saída do atraso e conduz a educação. Muito mais do que o desenvolvimento do indivíduo é preciso coloca-lo dentro deste mundo e da a ele uma função que tem por objetivo, sua colaboração ao desenvolvimento de seu país e para isso é preciso educa-lo.

Alem disso a educaçao condiz com a situaçao social do individo, se o individuo ja é uma pessoa bem resolvida financeira e socialmente significa que ele teve um estudo que propiciol essa situaçao, ja caso contrario significa que teve pouco estudo. (isso na maioria dos casos).


"Educação
O maior desafio do Brasil do presente
e do futuro, o impulso objetivo para a
redenção nacional..."

Arnaldo Niskier


Concordo pelo fato de que a educaçao é um dos maiores desafios sociais de nosso pais, e que mesmo que este desafio ja estivesse superado, a educaçao vai ter que sempre ser atualizada, motificada, reorganizada, o que faz da educaçao um desafio constante ate mesmo para o futuro. Alem de ser o maior impulso e objetivo para o "alavancamento" do nosso pais.

E preciso que estejamos repensando o que queremos da educaçao e a partir dai colaborar para que aquilo que acreditamos como o necessario, sem sistema, sem produção, sem inserçao ao mercado, apenas a relaçao do homem consigo mesmo e a partir dai, seu mundo, sempre repensando-o. E nao so os educadores do CEM 03 como de todas as outra escolas e pessoas relacionandas com a educaçao, e preciso que principalmente NOS educandos principais interessados com o ensino no Brasil e com as melhorias na educaçao estejamos atentos sobre o que queremos, e o que podemos fazer para que possamos ter mais oportunidades e melhorias na nossa educaçao, e assim podermos criar um futuro melhor para nos e para nossa sociedade como um todo.


(Ernands de Jesus Santos _ 3° D)

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Aristóteles

Ernands
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Educaçao Segundo Arnaldo Niskier Empty Educação

Mensagem por João Pau Ter Out 14, 2008 9:43 pm

Como se pode ler em Democracy and Education (Democracia e Educação), Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática ou proto-democrática contidas em Rousseau e Platão. Via em Rousseau uma visão que se centrava no indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. Dewey contestou esta distinção – e tal como Vygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social- integrando os conceitos de sociedade e indivíduo.
Para ele o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais.
Depois, como reconhece na obra posterior “Experience and Nature” (Experiência e Natureza), o empirismo subjetivo da pessoa é quem realmente introduz as novas idéias revolucionárias no conhecimento.
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe.
Este elemento de ensino com a prática cotidiana foi sua grande contribuição para a Escola Filosófica do Pragmatismo.
Mas esta iniciativa fracassou, após três anos, e Dewey viu-se forçado a deixar Chicago. Criou, então, a famosa Lincoln School, em Manhattan (Nova Iorque), que também falhou em pouco tempo.
Sua idéias, embora bastante populares, nunca foram ampla e profundamente integradas nas escolas públicas norte-americanas, embora alguns dos valores e premissas tenham se difundido. Suas idéias de Educação Progressiva foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma elite intelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período Pós-guerra-fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva têm ressurgido na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação tem suas pesquisas evoluído.



John Dewey

João Paulo B. De Jesus
(N°: 20 3°D)

João Pau
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos