Educaçao Segundo Arnaldo Niskier
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Educaçao Segundo Arnaldo Niskier
Texto criado apartir das ideias de Arnaldo Niskier e Ernands .J. Santos
(Ernands de Jesus Santos _ 3° D)
A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Aristóteles
Segundo Niskier o progresso tecnológico é a saída do atraso e conduz a educação. Muito mais do que o desenvolvimento do indivíduo é preciso coloca-lo dentro deste mundo e da a ele uma função que tem por objetivo, sua colaboração ao desenvolvimento de seu país e para isso é preciso educa-lo.
Alem disso a educaçao condiz com a situaçao social do individo, se o individuo ja é uma pessoa bem resolvida financeira e socialmente significa que ele teve um estudo que propiciol essa situaçao, ja caso contrario significa que teve pouco estudo. (isso na maioria dos casos).
"Educação
O maior desafio do Brasil do presente
e do futuro, o impulso objetivo para a
redenção nacional..."
Arnaldo Niskier
O maior desafio do Brasil do presente
e do futuro, o impulso objetivo para a
redenção nacional..."
Arnaldo Niskier
Concordo pelo fato de que a educaçao é um dos maiores desafios sociais de nosso pais, e que mesmo que este desafio ja estivesse superado, a educaçao vai ter que sempre ser atualizada, motificada, reorganizada, o que faz da educaçao um desafio constante ate mesmo para o futuro. Alem de ser o maior impulso e objetivo para o "alavancamento" do nosso pais.
E preciso que estejamos repensando o que queremos da educaçao e a partir dai colaborar para que aquilo que acreditamos como o necessario, sem sistema, sem produção, sem inserçao ao mercado, apenas a relaçao do homem consigo mesmo e a partir dai, seu mundo, sempre repensando-o. E nao so os educadores do CEM 03 como de todas as outra escolas e pessoas relacionandas com a educaçao, e preciso que principalmente NOS educandos principais interessados com o ensino no Brasil e com as melhorias na educaçao estejamos atentos sobre o que queremos, e o que podemos fazer para que possamos ter mais oportunidades e melhorias na nossa educaçao, e assim podermos criar um futuro melhor para nos e para nossa sociedade como um todo.
(Ernands de Jesus Santos _ 3° D)
A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Aristóteles
Ernands- Convidado
Educação
Como se pode ler em Democracy and Education (Democracia e Educação), Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática ou proto-democrática contidas em Rousseau e Platão. Via em Rousseau uma visão que se centrava no indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. Dewey contestou esta distinção – e tal como Vygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social- integrando os conceitos de sociedade e indivíduo.
Para ele o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais.
Depois, como reconhece na obra posterior “Experience and Nature” (Experiência e Natureza), o empirismo subjetivo da pessoa é quem realmente introduz as novas idéias revolucionárias no conhecimento.
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe.
Este elemento de ensino com a prática cotidiana foi sua grande contribuição para a Escola Filosófica do Pragmatismo.
Mas esta iniciativa fracassou, após três anos, e Dewey viu-se forçado a deixar Chicago. Criou, então, a famosa Lincoln School, em Manhattan (Nova Iorque), que também falhou em pouco tempo.
Sua idéias, embora bastante populares, nunca foram ampla e profundamente integradas nas escolas públicas norte-americanas, embora alguns dos valores e premissas tenham se difundido. Suas idéias de Educação Progressiva foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma elite intelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período Pós-guerra-fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva têm ressurgido na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação tem suas pesquisas evoluído.
Para ele o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais.
Depois, como reconhece na obra posterior “Experience and Nature” (Experiência e Natureza), o empirismo subjetivo da pessoa é quem realmente introduz as novas idéias revolucionárias no conhecimento.
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe.
Este elemento de ensino com a prática cotidiana foi sua grande contribuição para a Escola Filosófica do Pragmatismo.
Mas esta iniciativa fracassou, após três anos, e Dewey viu-se forçado a deixar Chicago. Criou, então, a famosa Lincoln School, em Manhattan (Nova Iorque), que também falhou em pouco tempo.
Sua idéias, embora bastante populares, nunca foram ampla e profundamente integradas nas escolas públicas norte-americanas, embora alguns dos valores e premissas tenham se difundido. Suas idéias de Educação Progressiva foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma elite intelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período Pós-guerra-fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva têm ressurgido na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação tem suas pesquisas evoluído.
John Dewey
João Paulo B. De Jesus
(N°: 20 3°D)
(N°: 20 3°D)
João Pau- Convidado
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